Grupos de Trabalho
Os Grupos de Trabalho reúnem os membros da C/L Portuguesa por áreas de interesse. Cada novo associado escolhe um Grupo de Trabalho já existente ou propõem um nova área de interesse. Os Grupos de Trabalho na sua área de interesse, entre outras acções: desenvolvem investigação, elaboram projectos educacionais focalizados no conhecimento da patologia psiquiátrica mais frequente e no seu diagnóstico precoce ou recolhem bibliografia para o banco de dados bibliográficos C/L.

Cardiologia
Pertencem a este grupo psiquiatras do Centro Hospitalar de Gaia já a desenvolver ligação ao Serviço de Reabilitação Pós-Enfarte desta instituição há vários anos, e psiquiatras do Hospital Sobral Cid a iniciar a colaboração com o Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Coimbra. Entre os membros do grupo têm sido analisadas as formas de colaboração e os trabalhos a realizar de modo a divulgar os factores psíquicos na patologia cardíaca e na recuperação.
Depressão
Este Grupo de Trabalho vem-se dedicando ao desenvolvimento de modelo de avaliação da depressão em ambiente C/L e ao estudo da incidência de Depressão em algumas áreas específicas (LesionadosVértebro-Medulares, Unidade de Transplante Hepático e Cuidados Primários de Saúde)
Dietética
Neste grupo pretende-se aprofundar os conhecimentos teóricos neste campo, (quer nos aspectos da relação do doente com o seu mundo quer nas patologias específicas – anorexia nervosa, bulimia nervosa) e promover a discussão ampliada de alguns aspectos terapêuticos.
Epilepsia
Este grupo tem vindo a realizar o levantamento dos doentes observados em Hospital Geral apontando para o seu tratamento optimizado na interface Neurologia/ Psiquiatria.
Obstetrícia/Ginecologia
Os elementos deste grupo estão a desenvolver trabalho conciliar na Maternidade Bissaya Barreto em Coimbra, nos serviços de Obstetrícia, de Ginecologia e na Unidade de Intervenção Precoce. Estão a estruturar o trabalho também em moldes investigacionais para posterior publicação.
Psicogeriatria
Promove-se, a nível nacional, o estudo do perfil do idoso português no que respeita à sua saúde (geral) com particular incidência na doença de Alzheimer e depressão. Este estudo desenvolve-se a nível nacional. É acompanhado de programa educacional para médicos de família, sobre a detecção precoce da demenciação.
Psico-oncologia
Aprofunda-se o conhecimento e faz-se a divulgação dos factores psíquicos no agravamento ou na melhoria de doente oncológico. Também se enfatiza a relação triangular entre o doente, a equipa terapêutica e a família.
SIDA
O grupo está a elaborar uma adenda ao Protocolo CL com itens específicos para a SIDA. Propõem-se continuar o trabalho psicopedagógico junto dos técnicos, com objectivo de haver uma maior sensibilização para ajudar os doentes a viver com a doença, conhecerem e saberem lidar comas complicações e sua evolução, apoiarem as famílias, “ajudar a morrer”, ajudar para que se “não morra só”.
Suicídio
Este grupo prossegue os contactos com os médicos de família e médicos especialistas, no sentido de desmistificar ideias erradas sobre o suicídio e elucidar sobre a valorização de factores predictivos sobre o risco de suicídio. Propõem-se iniciar uma consulta de suicidiologia e fazer estudo longitudinal sobre a evolução de doentes que fizeram uma tentativa de suicídio.